Endereço e Contatos

Agrupamento de Escolas da Sé - Lamego

Avenida D. Egas Moniz
Quinta da Cerca
5100-104 LAMEGO

NIF: 600 083 241

Telefone: 254 600280
Fax: 254 615079
URL
www.aves.edu.pt
E-Mail
 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Coordenadas GPS
Latitude: 41º 05’ 29’’ N
Longitude: 07º 48’ 20’’ O

Plano de Melhoria 1

Logótipo-EM-AVES

Em Revista N5

 email

Eventos no Agrupamento

Março 2015
2a 3a 4a 5a 6a S D
23 24 25 26 27 28 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

moodle

Projeto Radio Escola

Comunicação Avarias PTE

avarias

Estamos no Facebook

O Tempo em Lamego

 

Visitantes

Hoje5
Ontem70
Semana230
Mês296
Total62522

36 Visitantes Online

Escolas do Agrupamento

Agrupamento de Escolas da Sé-Lamego vence Concurso "Portugal Europeu" 2014/2015

Escola Se

No dia 27 de fevereiro, o Clube Europeu do nosso Agrupamento visitou o Espaço Europa, sito na Representação da Comissão Europeia, em Lisboa, tendo participado no concurso “Portugal Europeu”. A deslocação dos nossos alunos teve o apoio logístico e financeiro do Centro Europe Direct.

Este concurso é uma iniciativa do Gabinete do Parlamento Europeu e da Representação da Comissão Europeia em Portugal e visa mostrar aos jovens a evolução do Portugal contemporâneo na Europa e na União Europeia e familiarizá-los com as políticas e instituições europeias.

Tendo como destinatários alunos dos 14 aos 18 anos, o concurso “Portugal Europeu” avalia os conhecimentos adquiridos numa sessão de informação dada aos alunos durante uma visita ao Espaço Europa e no visionamento da Exposição “Portugal Europeu – Meio Século de História”, através do preenchimento de um questionário de escolha múltipla.

A participação do nosso Clube Europeu arrecadou um 1.º lugar, com a classificação de 0,85, tendo sido premiado com a participação numa sessão Euroescola, no Parlamento Europeu, em Estrasbourgo, no dia 23 de abril de 2015.

Muitos parabéns aos alunos e professores envolvidos!

 

Resultados do Concurso "Portugal Europeu" 2014/2015

 

1º lugar: Agrupamento de Escolas da Sé - Lamego

(participação na sessão Euroscola, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, no dia 23 de abril de 2015).

 

2º lugar: Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras

(participação na sessão Euroscola, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, no dia 16 de abril de 2015).

 

3º lugar: Agrupamento de Escolas de Ansião

(participação na sessão Euroscola, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, no dia 26 de março de 2015).

Partilhar

Professores e alunas da Escola Básica e Secundária da Sé – Lamego deslocaram-se a Latina, Itália

latina1

No âmbito do projeto Erasmus + “No Barriers for Europeans” (“Europa sem Barreiras”), iniciado em outubro de 2014, uma parceria estratégica da educação escolar que envolve escolas da Turquia, Espanha, Polónia, Itália, Lituânia, a delegação portuguesa constituída pelas alunas Beatriz Loureiro, Laura Sarmento, Ana Sofia Pereira, Liliana Pires, Eduarda Teixeira e Íris Silva, do 3.º ciclo do ensino básico, e pelos professores Cristina Parente, coordenadora do projeto, Rui Rodrigues, Rosária Guedes, Margarida Duarte, Anabela Guimarães e Maria do Céu Teixeira partiu rumo a Latina, no dia 1 de fevereiro, tendo regressado no dia 7 de fevereiro.

As diferentes delegações foram calorosamente recebidas pela escola parceira, Istituto Comprensivo Leonardo Da Vinci – Rodari, e pelo Presidente da Câmara da cidade de Latina.

latina2Este encontro propiciou um conhecimento estreito da cidade de Latina e da região de Lazio, do sistema educativo de cada país, de instituições acolhedoras de utentes com necessidades educativas especiais e capacidades de aprendizagem diferentes. Também a participação em atividades de formação diversificadas, que acrescentaram valor para a concretização dos objetivos do projeto, proporcionou enriquecimento profissional e cultural de todos os participantes, reconhecendo, no local, marcos da história e da cultura italianas, nomeadamente na cidade de Roma. O acolhimento em casa de famílias italianas e a participação em aulas dos colegas italianos possibilitaram às nossas alunas um maior conhecimento do meio escolar e do meio familiar.

Durante o encontro, procedeu-se ainda à seleção do logótipo e do slogan portugueses. “More hearts together, break barriers forever” foi o slogan escolhido para o projeto. A partilha de conhecimentos e a vivência de experiências contribuíram para o derrubar de barreiras, especialmente a nível linguístico, e para momentos únicos e inesquecíveis.

latina3Num ponto todos os participantes portugueses convergiram: esta estadia permitiu-lhes o reconhecimento e a valorização não apenas das condições que a nossa escola a todos proporciona como também o excelente nível de trabalho que nela por todos é desenvolvido.logoeslogannobarriersforeuropeans

 

A Coordenadora do projeto,
Cristina Parente

 

Partilhar

Visita Pastoral do Sr. Bispo D. António Couto

No âmbito do seu Múnus Episcopal e da visita pastoral do Sr. Bispo D. António Couto à Paróquia da Sé, de Lamego, decorreu, no dia 24 de Fevereiro, uma visita à comunidade escolar da escola sede do Agrupamento e do Centro Escolar de Lamego n.º 2.

O roteiro da visita abrangeu as principais valências educativas, pedagógicas, administrativas e de direcção e coordenação das duas instituições, propiciou um conhecimento pormenorizado da realidade escolar e um agradável envolvimento de toda a comunidade. Foi particularmente comovente a receção dos alunos das unidades de multideficiência, que revelaram uma realidade distinta da escola no âmbito do seu papel de escola inclusiva A visita ao Museu dos Catos Professor Moura Marques, “Um bocadinho do Éden multicolor, aromático, saboroso, verde e belo" na mensagem deixada por D. António no livro de visitas e às turmas dos cursos profissionais, complementaram a natureza eclética da escola no seu esforço de abertura e formação e preparação dos jovens para o mundo do trabalho e de preservação do património cultural.

A Direção transmitiu, no final, a D. António Couto, o reconhecimento pela distinção dispensada em escolher o Agrupamento para dar início à sua visita pastoral, o que muito sensibilizou a comunidade que o acolheu.

Carlos Almeida
Diretor

embed video plugin powered by Union Development
Partilhar

Sessão informativa/formativa sobre a União Europeia

uniaoeuropeia

A convite do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas da Sé, o Centro Europe Direct de Lamego levou a efeito, no dia 24 de Fevereiro, uma sessão informativa/formativa sobre a União Europeia.

O processo e algumas etapas da construção europeia, nomeadamente os símbolos europeus, alargamentos da UE, papel e funcionamento das instituições, os anos europeus, foram alguns dos temas abordados junto dos alunos do ensino secundário.

Cristina Parente

Partilhar

O Museu dos Catos Moura Marques comemora o dia de S. Valentim com a Feira de Catos com Poesia

MuseuCatosCarnaval

O Dia de S. Valentim, também conhecido como Dia dos Namorados, comemorou-se na escola sede do Agrupamento com a Feira de Catos com Poesia, em cumprimento do plano de atividades do museu, cumprindo-se a tradição.

S. Valentim foi um bispo que viveu no século III d.C. e sacrificou a sua vida em prol do amor dos jovens que foram proibidos de se casarem pelo Imperador Romano da época. Por acreditar que o amor era a base da família e da felicidade,São Valentim passou a fazer casamentos em cerimónias secretas, contrariando as ordens superiores, acabando por ser descoberto e preso. Na prisão, conheceu uma jovem cega, filha de um carcereiro por quem se apaixonou. Ao que se sabe, a jovem recuperou milagrosamente a visão, após um abraço de amor entre ambos. Apesar do apelo da comunidade, o jovem Valentim foi decapitado no dia 14 de fevereiro de 270 d.C. e mais tarde canonizado, devido à cura da cegueira da sua amada.

Para comemorar essa data, que ficou associada ao amor e amizade, sentimentos que importa promover, preparámos uma feirinha de catos do nosso Museu, com muito amor e com poesia de Fernando Pessoa. A atividade ficou a cargo dos alunos do 9º D que estiveram à altura do desafio. 

Estão todos de parabéns! 

Pela Equipa do Museu dos Catos,
Ana Maria Fonseca

 

Partilhar

Desfile de Carnaval do Centro Escolar de Lamego Sudeste

CarnavalSudeste

No passado dia 13 de fevereiro, realizou-se o tradicional desfile de Carnaval do Centro Escolar Lamego Sudeste.

As crianças dos Jardins de Infância de Britiande, Cepões, Lalim e Valdigem juntaram-se ao desfile e cerca das 10 horas, os foliões saíram das instalações escolares e dirigiram-se ao largo do Convento.

O Compadre e a Comadre tiveram, este ano, um fim mais agradável: rebentaram com os tubos de confetis que transportavam nas mãos, para surpresa e satisfação das crianças.

A Coordenadora do Centro Escolar Lamego Sudeste,
Maria José Cabral da Silva

 

Partilhar

ministrio da educao Dgeste-Norte   GAVE   POPH