Endereço e Contatos

Agrupamento de Escolas da Sé - Lamego

Avenida D. Egas Moniz
Quinta da Cerca
5100-104 LAMEGO

NIF: 600 083 241

Telefone: 254 600280
Fax: 254 615079
URL
www.aves.edu.pt
E-Mail
 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Coordenadas GPS
Latitude: 41º 05’ 29’’ N
Longitude: 07º 48’ 20’’ O

Documentos Estruturantes

Regulamento InternoProjeto EducativoPlano de MelhoriaPlano Anual AtividadesCritérios de Avaliação 2016 2017
Criterios Avaliação Especificos

 email

Bibliotecas Escolares Se Lamego

ASSProjeto Alimentação Saudável e Sustentável

Eventos no Agrupamento

Dezembro 2017
2a 3a 4a 5a 6a S D
27 28 29 30 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

erasmus logo

etwinning

Clube-Europeu 

Em Revista 2015 2016

Logótipo-EM-AVES

Museu dos Catos

Museu dos Catos MM Logotipo

Estamos no Facebook

Comunicação Avarias PTE

avarias

O Tempo em Lamego

 

Visitantes

349910
Hoje
Ontem
Esta Semana
Este Mês
Último Mês
Total
53
186
1034
2163
3901
349910
O teu IP: 94.46.169.80
Hora Atual: 16-12-2017 16:47:50

Escolas do Agrupamento

Vamos Mudar o Mundo | Concurso de Ideias

Vamos Mudar o Mundo

Partilhar

Planetário Portátil STARLAB veio ao nosso Agrupamento

Starlab Planetarium

No âmbito do Ensino Experimental das Ciências e da disciplina de Físico-Química, os alunos dos 1.º, 2.º e 7.º anos de escolaridade participaram, no dia 30 de novembro de 2017, numa sessão de Astronomia: o Planetário Portátil STARLAB veio à escola e foi instalado pelo Sr. Eng.º Vasco Elói Duarte (Eng. Físico/Astrónomo) no ginásio da Escola Secundária da Sé.

O Planetário Portátil STARLAB é o único em Portugal com projetor de fibra ótica dando imagens de brilho e contraste incomparáveis; a sua cúpula é uma estrutura insuflável com 5 metros de diâmetro onde é projetado o céu noturno e diurno com auxílio de um conjunto de quatro cilindros de projeção de imagem e vídeo.

Estas sessões foram muito além da procura de medir, quantificar, e entender cientificamente a origem, a evolução, a composição e a vastidão do nosso Universo.

Nos temas abordados, adequados à faixa etária, os nossos alunos puderam olhar para o céu e verificar que a Lua muda de aspeto quando passa de um lado para o outro do Sol (o movimento da Lua e as suas fases), que ao longo da noite (e ano) o céu muda, adquiriram noções de orientação, de identificação da Estrela Polar, pontos cardeais e colaterais; observaram a rotação aparente da esfera celeste e relacionaram com a rotação da Terra, o dia e a noite, o Sol e a sua importância para a vida na Terra, identificaram os planetas visíveis a olho nu, a translação terrestre e o movimento anual, aparente, do Sol, a relação entre as estações do ano e a translação da Terra, as constelações do zodíaco e outros corpos do Sistema Solar: asteróides, cometas e planetas anões, e diversos temas que entusiasticamente os nossos alunos questionaram.

Foi um dia memorável!

Professora Marisa Rebelo
Coordenadora do Ensino Experimental das Ciências

Partilhar

Magusto 2017

MagustoAnimImagens

Muitos foram os docentes e funcionários que disseram sim ao convite para um momento de convívio – magusto.

Na quarta- feira, dia 8 de novembro, após as atividades letivas, que é a nossa grande missão, tínhamos à nossa espera o comboio turístico de Lamego que nos conduziu até ao santuário de Nª Srª dos Remédios. Pelo percurso, intercalando uma música popular e uma mais pop, que os intervenientes cantarolavam à sua maneira, fomos ouvindo, para gáudio de todos, as sapientíssimas palavras, explicações e curiosidades com as quais a nossa cara colega Leonor, uma verdadeira anfitriã, nos saciou, fomentando-nos o desejo de, posteriormente, descobrirmos Lamego, nas suas variadas vertentes. 

Chegados ao Santuário, fomos inebriados com as palavras de conhecimento do Dr João Teixeira, reitor do Santuário, acerca da construção do mesmo, enriquecendo-nos e envolvendo-nos no mesmo compromisso de estimarmos o nosso património. Foi imbuído neste espírito que regressámos à nossa escola.  

Parafraseando “Pelo São Martinho abatoca o pipinho: Pelo São Martinho castanhas assadas, pão e vinho”, para espanto de todos os que participaram no evento, fomos presenteados, no salão da escola sede do Agrupamento, que ia sendo exíguo para albergar os convivas, pessoal docente e não docente, com uma excelente decoração e arranjos alusivos à efeméride e com um repasto de fazer inveja aos deuses, com o qual os comensais, como ilustram as várias fotografias, se deliciaram: desde a bôla da região, enchidos, presunto, broa, castanha assada ao caldo verde confeccionado pela cozinheira de serviço, regados por um bom néctar.

O Diretor do Agrupamento honrou-nos com a sua presença, numa franca e cordial simpatia, não descurando cumprimentar um a um os “noviços” deste Agrupamento, alicerçando assim os propósitos de um beirão que sabe manter a tradição de bem receber, valores agregados também a este Agrupamento.

Parabéns a todos os que estiveram presentes e também aos que, por razões impeditivas, não estiveram, nos honram com o privilégio de pertencermos ao Agrupamento da Sé de Lamego.

Professores: José Diogo Lopes e Ana Paula
Fotos: Otília Teixeira

Partilhar

O Sono e a Qualidade da Aprendizagem

Ter uma boa noite de sono é fundamental para manter a saúde física e mental. Com as preocupações do dia-a-dia, torna-se importante proporcionar um tempo de convívio com os pais ao final do dia e manter uma rotina constante, no que diz respeito aos horários. Os pais, como principais agentes de socialização dos filhos, devem entender o sono como uma questão de hábito, demonstrando que a hora de descanso é essencial. A orientação, assim como o estabelecimento de uma rotina no contexto de casa, proporciona ao jovem um sentido de segurança que o ajuda no seu desenvolvimento. Crianças e adolescentes que não dormem as horas suficientes e de forma adequada tendem a ter dificuldade de concentração e atenção, alteração de humor e apetite e costumam ser mais agitadas, impacientes, ansiosas e até agressivas. A nível da aprendizagem, a má qualidade do sono interfere na memória, na capacidade de aprender e no comportmaneto limitando a capcidade de escutar e resolver problemas, dificuldades relacionais com colegas, familiares e professores. A qualidade e quantidade correta de sono é determinante para o bom desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental de crianças e adolescentes.

sono

Equipa Multidisciplinar

Partilhar

Carta de Missão do Diretor e Projeto de Intervenção no Agrupamento de Escolas da Sé - Lamego (2017-2021)

Carta-Missão-Diretor-2017-2021 Projeto-de-Intervenção-2017-2021

Partilhar

Dia do Diploma

Dia-do-Diploma-2017

Partilhar

Halloween comemorado pelos alunos que frequentam a disciplina de Inglês nos Centros Escolares

Have no fear, Halloween is here!

halloween

Na semana entre 27 e 31 de outubro, os alunos de Inglês dos 3.º e 4.º anos das escolas do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas da Sé de Lamego dinamizaram com entusiasmo a atividade do Halloween no âmbito da disciplina curricular de Inglês.

Com os objetivos de divulgar a cultura – alvo, comemorar a festividade e desenvolver a oralidade dos alunos, os pequenos grandes artistas entoaram chants para o pré-escolar, os 1.º e 2.º anos de escolaridade no Centro Escolar de Lamego Sudeste, bem como para a Unidade do Ensino Especial, para as turmas A e B dos 1.º e 2.º anos. Como recompensa do empenho demonstrado, as turmas visitadas tiveram direito a um carimbo fantasmagórico nos seus trabalhos e os atores receberam doçuras e aplausos pela alegria trazida.

A docente de Inglês do 1.º Ciclo, Sandra Rodrigues, agradece a colaboração e simpatia com que os professores abriram as portas para a atividade se realizar.

Prof.ª Sandra Rodrigues
Docente de Inglês

Partilhar

Ação de Curta Duração sobre o eTwinning

ACD sobre o eTwinning e o sucesso escolar no Agrupamento de Escolas da Sé - Lamego

ACD Twinning jul17  

No âmbito do plano de formação interna do Agrupamento de Escolas da Sé – Lamego, realizou-se uma Ação de Curta duração subordinada ao tema “Promover o Sucesso escolar: Colaboração e Partilha utilizando Projetos eTwinning”, no dia 12 de julho de 2017, no auditório da escola sede. 

Os 80 docentes do agrupamento participantes ficaram rendidos às potencialidades da plataforma eTwinning, designadamente no que se refere ao estabelecimento de parcerias eTwinning e construção de projetos disciplinares e interdisciplinares, à criação de dinâmicas de trabalho colaborativo, e a todo o conjunto de oportunidades de desenvolvimento profissional online, que o eTwinning oferece, a nível europeu, para todos os membros da comunidade. 

A eTwinner,
Cristina Parente

Partilhar

Lista Graduada dos candidatos a um horário de 7 horas do GR 320 - Francês

Contratação GR 320

Partilhar
sound by Jbgmusic

ministrio da educao Dgeste-Norte   iave   POPH